Como limpar sapatos e deixá-los sempre perfeitos – Agittus

Como limpar sapatos e deixá-los sempre perfeitos

Agittus_-_Post_para_ilustrar_artigo_spatenis_SEM_LOGO

Quando a gente compra o sapato dos sonhos, bonito, confortável e que fica lindo no pé, bate aquela vontade de usá-lo em todas as ocasiões, não é mesmo? No entanto, com ele também vem a preocupação de como conservar o par de calçados do jeitinho que saiu da loja.

Por isso, é importante saber como limpar o sapato, usando os produtos indicados para cada tipo de material. Além disso, fazer a higiene dos calçados previne a proliferação de bactérias e fungos, que podem causar micoses, além de evitar mau cheiro nos pés, o indesejado chulé. Confira o nosso post para aprender mais sobre este assunto!

Como limpar sapatos e deixá-los sempre perfeitos

Sapatos de couro

O couro é um material muito delicado e que demanda um cuidado extra. Para limpar sapatos feitos deste material, o aconselhável é esfregá-los delicadamente, utilizando uma escova de dente macia com sabão neutro diluído. Depois disso, passe um pano úmido e deixe-os secar em local arejado. Para preservar o couro passe hidratante no calçado ou vaselina.

Sapatos de camurça

Em primeiro lugar, evite molhar este tipo de calçado, se isso acontecer, coloque-o imediatamente para secar. Ponha bolinhas de papel dentro deles ao guardar, para conservar o formato. Para evitar manchas e arranhões utilize sprays que impermeabilizam a camurça. Se o seu calçado tiver uma mancha ou arranhões leves, você pode retirá-los esfregado uma borracha escolar macia nas marcas.

Sapatos de verniz

Para limpar os sapatos de verniz utilize uma flanela úmida com creme ou, até mesmo, um pouco de lustra-móveis e passe por todo o calçado. Não aplique o produto diretamente no verniz, use sempre o pano para que o sapato não fique marcado.

Tênis

Separe a palmilha e os cadarços antes de limpar o tênis, você pode lavá-los na máquina, colocando-os em um saco de proteção. Para lavar o tênis, use uma escova de cerdas macias e detergente neutro, esfregue as partes mais delicadas com cuidado.

Depois da limpeza, certifique-se de colocá-los para secar em um local onde não haja exposição direta ao sol, para que eles não descoloram. É importante deixar os calçados secando por um bom tempo, de um dia para o outro é o ideal, pois a umidade é um ambiente propício para bactérias e fungos.

Cuidados ao guardar os sapatos

Além da limpeza, saber como guardar seus sapatos é essencial para sua conservação. O ideal é guardá-los em locais arejados, que não sejam úmidos e longe do sol. Guarde os sapatos e sandálias de festas em sacos ou caixas, por serem menos usados, eles ficarão muito empoeirados se forem deixados na sapateira, por exemplo, sem nenhuma proteção.

Tenha atenção redobrada ao guardar botas de cano alto, utilize um suporte para que elas não dobrem, assim, o couro não ficará marcado. O suporte pode ser feito de cartolina ou revistas dobradas. E, não se esqueça, depois de usar qualquer sapato, deixe-o em um local arejado e espere algumas horas antes de guardá-lo.

Tem mais alguma dica de como limpar sapatos? Gostou do post? Curta a nossa página no Facebook para conferir mais dicas como esta e ficar por dentro das principais tendências sobre sapatos.

Comentários

comentários

VEJA TAMBÉM

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

AGITTUS NAS REDES

CURTA, COMENTE, COMPARTILHE E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA AGITTUS!