Por que usar um tênis esportivo em atividades físicas é tão importante – Agittus

Por que usar um tênis esportivo em atividades físicas é tão importante

imagem_blog_tenis

Praticar um esporte envolve várias escolhas importantes, e uma delas é o tênis correto. Seu tênis pode afetar seriamente sua saúde, causando lesões que vão de bolhas nos pés até graves problemas no joelho. Apesar dos calçados serem artigos da moda, tênis esportivos não devem ser escolhidos somente por sua aparência. A base da sustentação e alinhamento do nosso corpo são os pés, e pisar errado gera um desequilibro. Por isso, prestar atenção neles nunca é demais. Dores na região lombar, nos joelhos, no quadril e nos pés são comuns quando se exercita com o calçado incorreto. No post de hoje, iremos te mostrar mais sobre a importância do uso do tênis e quais as características de cada um. Acompanhe!

Como escolher o tênis correto?

Uma das coisas que você precisa pensar quando for comprar o seu calçado, é no esporte que você vai praticar. Cada modalidade possui suas características, por isso, quando escolher uma, tenha certeza de que a está praticando com o calçado correto. Um atleta de corrida, por exemplo, dá cerca de 9 mil passadas em uma maratona de 10 km. Por tanto, se você for correr, você precisa de um tênis leve e com amortecedores dianteiros.

Antes de ir encontrar o tênis perfeito para o esporte que você escolheu, você deve analisar a forma como você pisa. Analisar ajuda a entender qual tipo de tênis você irá se adaptar e quando é melhor trocá-lo. Um dos tipos de pisadas é a Pronada, aquela quando tocamos o chão com o lado interno do pé, pegando impulso com o dedão. A Neutra é quando começa com a parte externa do calcanhar ele se levanta verticalmente. É a pisada mais correta e a que possui menor risco de lesões. Já na Supinada, o impulso vem do dedinho, e o lado de fora do pé toca mais o chão. Caso você possua algum problema de postura ou dores causadas pelo modo como você pisa, além do tênis esportivo, palmilhas especiais também podem ajudar a corrigir essas irregularidades.

Agora que você já sabe a importância dos seus pés, vamos aos esportes e os tênis que melhor se adaptam a eles.

Corrida

A primeira coisa que você deve pensar ao comprar um tênis para corrida é nos amortecedores dianteiros. Eles devem absorver todo o impacto dos pés, pernas e joelhos. O tênis também deve ser leve, assim, você ganha mais agilidade ao correr. Praticar corrida pede um calçado com um ótimo sistema de ventilação para que os pés não fiquem muito úmidos.

Academia

Tênis para academia deve significar uma coisa: conforto. O impacto na malhação é grande devido aos exercícios repetitivos, por isso, o tênis precisa ter bons amortecedores dianteiros e priorizar a estabilidade para atividades de grande duração.

Tênis

Quem pratica tênis, passa a maior parte do tempo na ponta dos pés, por tanto, amortecedores dianteiros são essenciais. O solado do tênis não precisa de nenhuma ranhura especifica, pois o praticante precisa deslizar pela quadra de saibro. O importante nesta modalidade são as barras de anti-torção para facilitar o giro dos tornozelos, as mudanças de direção, as paradas bruscas, os impulsos e arrastos.

Tênis de Adventrue/Trekking

O solado mais duro é uma característica dessa modalidade, porque o calçado precisa diminuir as chances de lesões, tropeços e torções, uma vez que andam em solado irregular.

Agora que você está por dentro da importância dos tênis esportivos, deixe seu comentário contando qual deles mais se adequa a você e seu esporte. Venha participar da conversa!

Comentários

comentários

VEJA TAMBÉM

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

AGITTUS NAS REDES

CURTA, COMENTE, COMPARTILHE E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA AGITTUS!