Saiba como escolher o sapato ideal para evitar dores! – Agittus

Saiba como escolher o sapato ideal para evitar dores!

53924-saiba-como-escolher-o-sapato-ideal-para-evitar-dores

Os sapatos são considerados itens de estilo, e muitas pessoas se preocupam em combinar seus calçados com as roupas para compor um look mais bonito.

No entanto, é importante lembrar que não basta pensar apenas no estilo na hora de escolher o sapato ideal: para ser confortável e saudável ao mesmo tempo, é necessário que o modelo escolhido seja adequado ao seu tipo físico e estilo de vida.

Neste artigo, mostraremos a você como solucionar alguns problemas muito comuns associados à escolha errada do tipo de sapato para diminuir as dores na coluna, nas pernas, nos tornozelos e nos pés. Continue a leitura e veja como scolher o tipo de sapato mais adequado para você!

Dicas para escolher o sapato ideal

1. Evite sapatos com salto muito alto

O salto muito alto causa problemas na coluna e nas articulações dos joelhos. Além disso, a sobrecarga que é imposta à parte frontal dos pés gera instabilidade para caminhar e má circulação do sangue.

Para evitar dores, o ideal é alternar, sempre que possível, o uso de salto alto com os sapatos mais baixos.

2. Prefira saltos mais largos

O salto alto por si só já causa certo desequilíbrio. Quando além de alto ele também é muito fino, a situação fica pior, provocando o desalinhamento dos tornozelos e aumentando o risco de entorse de joelho e tornozelo.

Nesse caso, uma solução seria aumentar a largura do salto, diminuindo a instabilidade e aumentando um pouco o equilíbrio para caminhar.

3. Evite sapatos muito baixos

No outro extremo, os modelos mais baixos, conhecidos como sapatilhas, podem até parecer confortáveis — na prática, porém, isso nem sempre acontece.

Muitos desses modelos não possuem amortecimento do impacto ao caminhar, provocando desgaste nas cartilagens do quadril, joelho, coluna e tornozelo. Além disso, eles também podem provocar inflamação no calcanhar, dores no tendão de Aquiles e o famoso esporão.

Uma solução para amenizar esses problemas é usar palmilhas de silicone ou espuma, que se adaptam ao formato dos pés e compensam o desconforto.

4. Experimente os saltos pequenos

Os sapatos com saltos de até 3 centímetros proporcionam um maior conforto para a região lombar e para o joelho, pois proporcionam a altura ideal. Dessa forma, a pressão sobre a planta do pé é distribuída adequadamente, acomodando corretamente as vértebras da coluna e os ligamentos do joelho.

5. Compre o sapato com a sua numeração correta

Se o sapato for maior do que o seu número, ele será desconfortável porque não se encaixa perfeitamente ao seu pé. Além das dificuldades para andar, isso também pode diminuir o equilíbrio.

Sapatos menores do que o seu número também são desconfortáveis: eles apertam os seus pés, prejudicando a circulação e causando bolhas ou calos.

6. Evite sapatos de bico fino

Apesar de possuírem uma aparência sofisticada, esses modelos podem prejudicar a saúde dos pés. Afinal, eles pressionam fortemente os dedos, causado problemas como calos, bolhas, joanetes e até deformidades. Pensando no seu conforto, prefira os modelos com as pontas um pouco mais arredondadas.

Essas dicas podem ajudar você na hora de escolher o sapato ideal, mas quando o assunto é evitar dores, é importante considerar o seu tipo físico e os problemas que serão corrigidos.

Muitas vezes, a orientação de um médico ortopedista pode ser a melhor forma de escolher o sapato que vai lhe proporcionar o conforto e a saúde que os seus pés merecem.

Agora que você entendeu como escolher o sapato certo para evitar dores, que tal aprender a escolher sapatos confortáveis? Confira agora nossas 5 dicas para não errar na hora de comprar um sapato confortável!

Comentários

comentários

VEJA TAMBÉM

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

AGITTUS NAS REDES

CURTA, COMENTE, COMPARTILHE E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA AGITTUS!